Tudo Sobre Classificação de Domínio (Domain Rating ou DR)

Nesse artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre Domain Rating (traduzindo Classificação de Domínio ou DR), tudo que você precisa saber sobre DR.

Se você dirige um negócio ou é responsável pela execução de uma estratégia de marketing digital para um determinado website, você precisará estar atento à forma como um domínio é percebido – tanto pelo público em geral quanto pelo Google através de seus rankings de busca.

Isto pode ser muito mais desafiador do que você imagina, considerando quantos fatores podem entrar em jogo. Tudo, desde a experiência geral do usuário até o conteúdo otimizado, pode ter impacto na forma como um site é reconhecido e recompensado.

Mas os visitantes e os bots do Google não são as únicas entidades por aí que determinam o valor de seu site. Há também algumas ferramentas de terceiros de boa reputação que são capazes de analisar uma grande quantidade de dados com o objetivo de fornecer a você (ou a outros) informações sobre seu site.

Ahrefs Domain Rating (ou DR) faz exatamente isso. Esta valiosa métrica pode fornecer mais informações tanto sobre seu site quanto sobre sua estratégia de marketing digital. Mas o que é exatamente a classificação de domínio e como ela é calculada? E, além disso, por que isso importa? Estaremos respondendo a todas essas perguntas nesse artigo.

O que é Classificação de Domínio (Domain Rating ou DR)?

Primeiro, vamos falar sobre o que é Domain Rating (DR). É uma métrica determinada por uma fonte de terceiros, Ahrefs, que revela a força – tanto em qualidade quanto em tamanho – do perfil de backlink de um website.

A força do DR é medida em uma escala logarítmica de 1 a 100, sendo 100 a classificação de domínio mais forte disponível. “Logarítmico” significa que a lacuna entre os números de DR mais altos é, na verdade, maior do que a lacuna entre os números de DR mais baixos, tornando mais difícil aumentar sua classificação de domínio quando ela é mais alta.

Essencialmente, o DR de um website é apenas um número que pode ser usado para determinar o quão “valioso” é um website ou quão bem uma estratégia de marketing digital está funcionando.

Se você estiver tentando obter backlinks relevantes para melhorar seu próprio DR, ter informações precisas referentes aos DRs de outros sites permitirá que você faça escolhas melhores ao executar uma estratégia de marketing.

Afinal, você não vai querer perder tempo tentando obter backlinks de um site com um DR não impressionante ou múltiplos links de um site com um DR medíocre, pois isso não ajudará seu próprio site a melhorar. Você também pode ficar de olho em como o DR de seu site se move ao longo do tempo para avaliar se sua estratégia está sendo executada corretamente ou se você pode precisar girar para ver os resultados que você procura.

Como é calculada a Classificação de Domínio (Domain Rating ou DR)?

Você provavelmente já ouviu dizer que os bots do Google rastreiam websites para descobrir certas informações que podem influenciar a classificação. Os cálculos de DR de Ahrefs também envolvem o rastreamento de sites para descobrir informações referentes a domínios de referência (por exemplo, sites que estão vinculados ao seu próprio).

Em termos simples, Ahrefs determina a classificação de domínio de um website examinando quantos domínios exclusivos enviaram pelo menos um link para um determinado website, bem como os valores de DR e os links enviados por cada um desses domínios referentes.

Depois disso, Ahrefs realizará alguns cálculos adicionais e fará algumas codificações para chegar ao que é chamado de pontuação bruta de DR, que são então colocados na escala acima mencionada para chegar à classificação final do domínio.

Ahrefs leva em consideração o fato de que domínios com DRs mais altos transferem mais “link juice” – o que significa que quando esses sites autorizados se conectam a outro site, esses endossos têm mais peso do que links de sites com perfis de backlink mais fracos.

O domínio de origem (link) também “dividirá” sua classificação igualmente entre os domínios aos quais faz link; em outras palavras, um website com um DR inferior que faça link para apenas alguns sites terá na verdade mais influência sobre os DRs desses sites do que um site com DRs superiores que faça link para milhares de outros sites.

Confira mais sobre o assunto no artigo: O que é o Link Building e Quais São os Benefícios no SEO?

Basicamente, isto significa que ter mais de um link de um determinado site para o seu não ajudará o seu DR, nem um site que tenha um link para o seu através de um link sem seguimento.

Se um link de domínio para milhões de outros sites, esse domínio transferirá menos “link juice” (por exemplo, o link não significará tanto) para um desses websites.

Mas se um determinado website receber mais backlinks e seu próprio DR melhorar, esse DR melhorado terá um efeito positivo sobre o DR de outros websites aos quais ele tem linkado, assumindo que eles tenham usado links de seguimento.

Tenha em mente que o DR de um website pode realmente cair sem perder os backlinks. Se outros sites obtiverem muitos backlinks de alta qualidade, seu site poderá ser empurrado para baixo na escala como resultado.

Além disso, Ahrefs fez algumas grandes mudanças na forma como os cálculos de DR são feitos no ano passado, o que significa que alguns sites viram grandes quedas em suas classificações de domínio sem nenhum ajuste em seus sites ou em seus perfis de backlink.

De acordo com Ahrefs, os sites que sofreram essas quedas não mereciam os DRs mais altos que já tiveram; a nova fórmula agora usada para os cálculos de DR é mais precisa.

Por que a Classificação de Domínio (Domain Rating ou DR) é importante?

É importante observar que o Google não leva em conta o DR de um site ao determinar seu ranking de busca. Em declarações oficiais, o Google sustentou que a empresa não tem nada semelhante a uma pontuação de autoridade de um website, portanto não há evidências que demonstrem que este tipo de cálculo terá um impacto sobre a posição de um website em uma pesquisa do Google.

Mesmo Ahrefs não acredita que a autoridade de um website não aja como um fator de classificação isolado. Além disso, Ahrefs conduziu experimentos que mostraram que os rankings de URL de um site (que basicamente medem o DR de páginas web individuais, ao invés de sites inteiros) se alinham mais claramente com os rankings do Google do que o DR de um site inteiro.

Isso não significa que o DR de um site seja inútil, no entanto. Se seu site tem um DR elevado, ele pode realmente permitir que você melhore sua classificação no Google.

Um site com backlinks de alta qualidade pode tirar vantagem de seu próprio “link juice” através de links internos. Ao apontar links para suas próprias páginas, um site pode manter seu suco de link sem diminuir seu DR – e como isto também pode ajudar com SEO, é inteiramente possível que seu DR possa acabar melhorando seu ranking de busca no Google.

Nada é garantido, é claro, e há centenas de outros fatores que determinarão onde o seu site está classificado na pesquisa.

Saber mais sobre o DR de outro site também pode permitir que você execute uma melhor estratégia de construção de links, o que pode ajudá-lo a construir conexões e potencialmente melhorar seu ranking de busca de outras maneiras. É apenas uma peça do quebra cabeça – mas é uma peça que você não deve deixar de ver.

Que Ferramentas São Usadas Para Determinar a Classificação de Domínio (Domain Rating ou DR)?

Embora existam várias ferramentas de terceiros que você pode usar para determinar a autoridade de um website, há um casal que é usado mais do que outros. Por exemplo, a Moz desenvolveu uma ferramenta de Autoridade de Domínio, que funciona um pouco diferente da Classificação de Domínio (Domain Rating ou DR) de Ahrefs.

Embora a Moz afirme que seu DA irá “prever o quão bem um website será classificado nas páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs)”, ela provavelmente usa mais dados do que backlinks para determinar sua pontuação final. Mas, assim como o cálculo do Ahrefs DR, o sistema da Moz também funciona em uma escala logarítmica de 100 pontos.

De acordo com especialistas, Ahrefs realiza um rastreamento mais abrangente do que outros serviços usados por terceiros. Além disso, Ahrefs não afirma “prever” o quão bem um site se comportará em uma busca no Google; em vez disso, sua ferramenta revela quão popular é um site e quão valiosos são os backlinks que um site obtém.

Nesse sentido, Ahrefs é mais transparente sobre seu processo do que outras opções. Dito isto, algumas pessoas se referem tanto ao DR como ao DA para obter o máximo de informações possíveis – embora isto possa ser confuso em algumas situações.

Em última análise, utilizamos Ahrefs para determinar a Classificação de Domínios (Domain Rating ou DR) de websites, a fim de obter uma visão abrangente dos websites dos clientes, indicando domínios e sites concorrentes.

Achamos que Ahrefs fornece mais detalhes enquanto deixa esses resultados falarem por si mesmos, em vez de especular sobre como o ranking de busca de um site pode ser impactado.

E embora o DR de um site certamente não seja o único fator que levamos em consideração ao desenvolver uma estratégia de marketing digital, é definitivamente um fator que não ignoramos.

Ao usar esta ferramenta de alto nível, podemos obter mais informações sobre a saúde de uma campanha e o valor de um determinado site, o que nos permite personalizar planos que levam a resultados perceptíveis.

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