Tendências de SEO Para 2020 Que Influenciarão Seu Trabalho

Tendências de SEO Para 2020 Que Influenciarão Seu Trabalho

O cenário de SEO é muito dinâmico. Claro, algumas coisas permanecem as mesmas: coloque palavras chave relevantes em seus títulos, priorize a otimização para usuários de dispositivos móveis etc.

Mas outras coisas continuam mudando em uma espiral sem fim. Este ano, o Google, juntamente com outras grandes plataformas, tenta cada vez mais ser o destino final das jornadas de seus usuários.

Isso, mais do que tudo, define as principais tendências de SEO para 2020, pois agora precisamos encontrar as melhores maneiras de manter a eficácia dentro da estrutura criada pelo Google.

1. Pesquisas com clique zero é a nova tendencia

Graças a recursos de SERP, como trechos em destaque, pacotes locais do Google, gráficos de conhecimento e assim por diante, mais da metade de todas as pesquisas agora são “pesquisas de clique zero”. Isso significa que a consulta do usuário é respondida no próprio SERP, sem eles tendo que clicar em qualquer lugar.

O que devemos fazer?

  • Não entre em pânico. Considere que tipo de pesquisa são essas: pessoas que procuram seu endereço e número de telefone. Ou pessoas que procuram uma resposta para uma pergunta rápida e fácil. Esses cliques em particular provavelmente não seriam convertidos de qualquer maneira e, portanto, não deveriam se preocupar.
  • Identifique quais palavras chave podem realmente gerar cliques . Usando o Rank Tracker em conjunto com sua conta do Google Search Console, você pode analisar quais palavras-chave daquelas para as quais você está otimizando realmente geram cliques. Dessa forma, você economiza muito tempo e esforço para otimizar consultas com palavras-chave como “quando”, “quantas”, “em que ano” e assim por diante.

Esses são vitais para o conteúdo, é claro, mas não devem ser o ponto focal dos seus esforços de SEO.

2. Faça o melhor para otimizar os Snippets Rich e Featured

Na situação em que as pesquisas com clique zero são tão predominantes, as informações mostradas no próprio SERP agora são mais importantes do que nunca. Duas ótimas maneiras de se destacar é obter snippets Rich ou Featured.

Rich Snippets – aqueles que, além de título e descrição, mostram imagens, estrelas para críticas, preços de produtos etc. – são mais fáceis de obter, mas também trarão melhorias menores na CTR em comparação com um snippet em destaque. Seu resultado será mais perceptível, no entanto, mesmo que sua posição em uma SERP permaneça a mesma.

Os trechos em destaque – um bloco inteiro de informações que são mostradas na parte superior de uma SERP – trazem grandes aumentos na CTR. Mas conseguir um é um pouco mais complicado.

O que nós fazemos?

  • A obtenção desses dois tipos de snippets exige, acima de tudo, que seus dados sejam estruturados. Vá para o WebSite Auditor e verifique se os dados em seu site já estão estruturados.
  • Caso contrário, consulte este guia sobre como usar dados estruturados .
  • Use o Rastreador de classificações para encontrar oportunidades para trechos em destaque. Não basta pesquisar as palavras-chave pelas quais você está classificando. Observe especificamente as palavras-chave para as quais seus concorrentes já possuem um snippet em destaque.

Lembre-se de que nada, incluindo a classificação em primeiro lugar, garante que você obtenha trechos de Rich ou Featured. Ao mesmo tempo, vale a pena otimizar os ganhos potenciais.

3. O SEO local está mudando

Um grande número das pesquisas de “clique zero” acima mencionadas são pesquisas locais para as quais os resultados são mostrados na própria SERP, nos chamados Pacotes Locais. Para dispositivos móveis, um único Pacote Local pode ocupar tanto espaço quanto uma SERP inteira exibida para um usuário.

Já falamos sobre as mudanças sobre o SEO Local aqui em nosso site, caso não tenha visto o artigo veja em: Google Confirma Atualização de Pesquisa Local de Novembro de 2019.

O que devemos fazer?

Você pode cobrir um grande número de pesquisas, principalmente aquelas que contêm palavras-chave como “próximo a mim” ou “endereço” e “número de telefone” de uma só vez, criando uma página do Google Meu Negócio para sua empresa.

Mas isso deve ser apenas o começo de seus esforços. Um grande número de pesquisas não terminará nos pacotes locais. As pessoas que desejam comparar produtos, procurar informações mais detalhadas, etc. ainda irão para o seu site, e é aí que as práticas tradicionais de SEO se tornam importantes.

Portanto, ter um perfil sólido de backlink é fundamental. Procure que tipo de backlinks seus concorrentes obtêm e tente obter por si mesmo.

Um recurso específico do SEO local é que você precisa ter não apenas backlinks, mas os que o Google considerar autoritativos localmente .

E, claro, lembre-se de acompanhar seu desempenho no ranking local. Lembre-se de que a menor alteração de local influenciará o tipo de resultado que o usuário obterá. Para procurar classificações de palavras-chave em uma rua e uma casa, você deve usar uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave como o rastreador de classificações .

Para instruções mais detalhadas, consulte este guia local de SEO .

4. As máquinas estão aqui para ficar

Há anos, o Google usa algoritmos de aprendizado para melhorar a experiência de seus usuários com a pesquisa e ajudar a evitar páginas da web cheias de palavras-chave. Em 2020, isso será mais importante do que nunca com o mais recente algoritmo do Google, chamado BERT .

Agora, até onde sabemos, o Google usa três mecanismos: o primeiro é o Neural Matching, que descobre o significado da consulta. O segundo é o RankBrain, que ajusta a SERP com base nos dados coletados sobre o comportamento dos usuários. O terceiro, o BERT recém-implementado, é o algoritmo usado para analisar a estrutura de uma pesquisa para entender melhor o contexto em que as palavras-chave são usadas.

O que nós fazemos?

No que diz respeito à correspondência neural ou ao BERT, não há muito o que fazer sobre esses algoritmos – a correspondência neural é realmente a cozinha interna do Google e o BERT realmente exige que você escreva um bom conteúdo .

Mas o RankBrain realmente deve ser considerado com muito cuidado. O objetivo aqui não é simplesmente classificar para qualquer palavra-chave. Agora, e cada vez mais no futuro, a correspondência de intenções é fundamental para a criação de conteúdo bem-sucedido.

Porque, no momento, a simples classificação sem intenção correspondente o impedirá de um grande número de SERPs.

Para entender a intenção de pesquisa correta, você precisa manter a mão no pulso da classificação no momento. Usando o software Rank Tracker , monitore os resultados para ver qual conteúdo exatamente o Google considera relevante para as pesquisas que você deseja classificar.

Depois de determinar corretamente a intenção por trás das consultas de pesquisa para as quais você deseja classificar, crie o conteúdo que corresponda à intenção dos usuários na pesquisa.

5. A construção da marca deve ser uma prioridade

Uma tendência notável para qualquer profissional de marketing que trabalha hoje é que o social orgânico está praticamente morto. Enquanto a publicidade paga ainda funciona brilhantemente para o social, o fato de mais e mais empresas estarem fazendo isso cria uma tendência real em que o ROI dos anúncios pagos estará diminuindo.

É óbvio neste momento que os anúncios pagos se tornarão mais comuns e caros para todos que desejam crescer por essa avenida. Nessas condições, o reconhecimento e a construção da marca estão na vanguarda dos esforços dos profissionais de marketing digital. Por outro lado, as menções sem link estão se tornando cada vez mais importantes , com o Google e o Bing confirmando que são usadas como sinais de classificação.

O que podemos fazer?

Primeiro e acima de tudo, precisamos criar menções relevantes. E para 2020, precisamos prestar tanta atenção na criação de perfis de links de qualidade quanto no tratamento e gerenciamento de menções de marcas sem links .

A utilização do que é chamado de escuta nas mídias sociais, por exemplo, permitirá que você monitore todas as menções não apenas à sua marca, mas também ao tipo de serviço / produto que você fornece.

Isso permite que você, em primeiro lugar, se envolva diretamente com sua clientela. Em segundo lugar, está dando a você a oportunidade de aumentar o reconhecimento da marca, fornecendo publicamente atendimento ao cliente.

Isso ajuda a informar as pessoas que estão realmente interessadas em seu produto sobre quaisquer campanhas ou promoções que possa estar acontecendo etc. Você também pode procurar onde os principais concorrentes são mencionados e iniciar uma campanha para ser mencionado lá também.

Ao utilizar ferramentas de escuta social, os profissionais de marketing são capazes de criar reconhecimento da marca por meio da interação direta com sua base de clientes, para que isso não deva ser descartado da agenda de qualquer profissional de marketing digital.

Conclusão

Toda vez que os profissionais de marketing pensam que reduzimos esse negócio de SEO, as regras começam a mudar. Um ótimo exemplo é como o SEO local mudou. Hoje, ter o Google Meu Negócio está se tornando mais importante para algumas empresas locais do que ter um site, e isso é apenas um sintoma de uma tendência maior.

Precisamos sempre manter a mão no pulso e ajustar nosso trabalho aos novos desafios que enfrentamos, para fornecer os melhores resultados possíveis para nossos clientes.

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